Festa Junina.Parte 1

as Festa Juninas, que são associadas a Santo Antônio, São João e São Pedro, constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval.
Além do Brasil, as celebrações da festa junina são notáveis em diversos países. Reino Unido, França, Itália e Portugal são alguns exemplos de lugares que celebram essa tradição.
Com a chegada dos portugueses, as festas, que já eram típicas na Europa, também desembarcaram no Brasil e aos poucos foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas. Comidas típicas, danças e enfeites utilizados nas festas de hoje são uma junção de partes da cultura africana, europeia e indígena.
Atualmente, há uma grande valorização das festas juninas na região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, por exemplo, acontece o maior festejo do país, com queima de fogos, fogueira gigante, concurso de quadrilhas e diversas barracas típicas com jogos e comidas.
As comidas típicas da festa junina, em todas as regiões, o produto utilizado para preparar as guloseimas são basicamente o mesmo:o milho. Pipoca, pamonha, curau, bolo de milho e canjica são exemplos. 
A decoração de Festa Junina feita com bandeirolas e balões, a fogueira e os fogos de artifício são itens que caracterizam o ambiente da festa junina. Existem ainda algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira e outros.
E entrando em clima de festa junina, que tal aprendermos uma receita típica, que é o famoso e tão querido curau?
INGREDIENTES:
 •4 espigas de milho verde
•1 xícara e 1/2 de leite
•1 vidro de leite de coco
•1 lata de leite condensado
•1 colher de margarina
•1 pitada de sal
•Canela em pó para polvilhar
MODO DE PREPARO:
1)Retire os grãos do milho com uma faca.
2)Bata no liquidificador com o leite e o leite de coco
3)Passe para uma panela e misture os demais ingredientes menos a canela.
4) Leve ao fogo até engrossar mexendo sempre. passe para uma travessa ou tacinhas e polvilhe a canela em pó.
Webliografia: Brasil Escola

Comentários

  1. Hummm deu até vontade!! Parabéns pela matéria!!! Que vocês continuem assim, com humildade e força de vontade!!!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia vou fazer, parabéns amei a matéria
    E viva sao João 👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário