Festa de agosto

Uma das datas mais esperadas do ano para católicos são roquenses, são as tradicionais festas de agosto em homenagem ao nosso santo padroeiro, que não puderam ser realizadas nos anos de 2020 e 2021 por conta das medidas contra a COVID-19. E para não deixar esta data tão importante passar em branco, vamos falar um pouco sobre ela?
A data é uma celebração tradicional entre a comunidade cristã católica, homenageando o santo que é considerado padroeiro dos inválidos e cirurgiões, além de ser o protetor contra a peste e demais epidemias.
Nascido em uma família rica e nobre, São Roque viveu no século XIII, na cidade francesa de Montpellier. Quando ficou órfão, teria distribuído toda a sua herança entre os pobres e vivido como um peregrino andarilho.
São Roque viveu durante o terrível período da peste negra, na Europa, que teria devastado um terço da população da época.
O andarilho se dedicou a curar e cuidar dos inúmeros doentes, passando pelas aldeias e levando a palavra de Deus para os enfermos.
São Roque morreu na prisão em 16 de agosto de 1327, por ter sido confundido com um espião. De acordo com a lenda, o carcereiro, que era manco de nascença, quando tocou no pé de São Roque para confirmar a sua morte, teria se curado imediatamente e começado a andar normalmente.
Desejamos de todo coração que em breve possamos festejar juntos e sem preocupações devido a pandemia. Agora vamos falar um pouquinho sobre a cidade de São Roque.
A cidade de São Roque  foi fundada em em 16 de agosto de 1657, pelo nobre capitão paulista Pedro Vaz de Barros, que pertenceu a uma velha linhagem de bandeirantes, e também  era conhecido como Vaz Guaçu- O grande. Homem religioso que resolveu batizar suas terras com o nome do santo de devoção. 
Após lento crescimento, o povoado inicial de São Roque  foi elevado, em agosto de 1768 a freguesia, do município de Santana de Parnaíba, passando a categoria de vila em 10 de julho de 1832.
Como consequência  desse crescimento, São Roque recebeu status de cidade em 22 de abril de 1864. No período entre 1872 e 1875, a cidade obteve alguns melhoramentos importantes, entre os quais a fundação da Santa Casa de Misericórdia e a inauguração  da Estrada de Ferro Sorocabana.
Hoje, (com seus quase 364 anos de história, que serão completados no próximo dia 16), São Roque é uma cidade de economia diversificada com atividades no segmento industrial, comercial e na área de serviços. Devido ao seu legado histórico e cultural, a sua exuberante natureza ( 40% do território do município é coberto por Mata Atlântica), o município foi elevado a condição de Estância Turística em 1990. O atual prefeito da nossa cidade é Guto Issa.
Fonte: calendarr.com e sãoroque.sp.gov.br.

Comentários